Indústria paulista avalia 2º semestre de 2025 como pior que 2024 e projeta estabilidade em 2026

Pesquisa aponta piora na produção e nas vendas internas, expectativa de manutenção da atividade no próximo ano e elevado número de empresas em férias coletivas

A pesquisa Rumos da Indústria Paulista: Avaliação do 2º semestre e férias coletivas, da Fiesp, avaliou o desempenho da indústria paulista no segundo semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024 e reuniu as expectativas do setor para o primeiro semestre de 2026.

Os resultados indicam que 48,6% das indústrias consideraram o 2º semestre de 2025 pior do que o registrado um ano antes, percepção influenciada principalmente pela queda no volume de produção (40,1%) e nas vendas ao mercado interno (41,8%). As exportações permaneceram estáveis para 49,6% das empresas.

Para o 1º semestre de 2026, prevalece a expectativa de manutenção dos níveis atuais de atividade, tanto na avaliação geral quanto nos principais indicadores analisados. No mercado de trabalho, 26,0% das indústrias pretendem contratar no período, com mediana de 5,0% de aumento no quadro de pessoal.

Quanto às férias coletivasquase 7 em cada 10 indústrias adotarão a medida a partir da segunda quinzena de dezembro, enquanto 29,2% informaram que não concederão férias coletivas. A pesquisa foi realizada entre 1º e 10 de dezembro de 2025, com indústrias de transformação de diferentes portes no estado de São Paulo.

Acesse a pesquisa completa

Gostou? Compartilhe